Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de abril de 2015

Resgatei um bichinho... e agora???

Você viu um animalzinho abandonado, deu um nó no meio de seu coraçãozinho e você resolveu resgatá-lo? Lindo isso!

Mas agora resta uma dúvida:
Pra onde levá-lo?
Algumas opções:
Sua casa: Não dá, você já tem aquele seu amigo fiel e muito ciumento.
Pra casa do amigo (a): Não, você corre o risco de perder o amigo (a)
Pra uma LT !!!!!!!
Pra onde? 
Uma L.T.
Mas... o que é uma LT???


LT= Lar Temporário

E afinal o que é um Lar Temporário?

São pessoas que ficam com animais resgatados e que ainda não podem ser adotados.

E porque não podem?

Todo animal que é resgatado, antes de ir para o seu lar (quando você amavelmente o adota) passa pelo veterinário, porque ele estará - e isto é um fato - doente, com inúmeros problemas de saúde, e primeiro têem que ser tratados. 
Depois de levar ao veterinário (quando o "vetê", é amigo e bem legal, o veterinário só cobra os remédios) - o que já encarece bastante - pois os remédios, tratamentos, infelizmente, por conta do animal ter ficado na rua e não ter tido nenhum mínimo cuidado, são bastante caros e demorados.

Mas não existe o canil pra isso?
Existe.
E então, bota no canil!
Seria perfeito, mas a lei... da física (aquela lei de que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço) ela é bem rígida e dificulta bastante.
Isto quer dizer, quando há superlotação, lembrando que são seres vivos, e precisam de um mínimo de tratamento com um mínimo de conforto (se não, não poderíamos levantar uma bandeira de proteção ao animal) não é possível, alojar animais além da capacidade do canil/gatil

É aí que surgem os "anjos cuidadores", que disponibilizam, uma parte de suas próprias casas, e de seu precioso tempo, para cuidar de um animalzinho indefeso e muitas vezes doente.

Lar Temporário, é comparado ao "meio do caminho", o bichinho nem está adotado, nem está nas ruas.

Porém, como foi dito, ele não está adotado, e aquele é sim um lar...mas...temporário, ou seja, ele não pode viver ali pra sempre.

Todo o trabalho de um protetor só é completo quando se consegue que o cachorro ou gato, seja efetivamente adotado, por uma pessoa ou família  - responsável-  ou seja,  que não desista da adoção pouco tempo depois, e jogue o bichinho novamente na rua.

Mas se desistir, por qualquer motivo, (as vezes o motivo é bem justo, como não adaptação a nova casa) este animalzinho, volta a um lar temporário, recomeçando novamente todo o processo.

Por isso, o foco na adoção é tão importante, para efetivamente tirar os animais das ruas, e eles possam ter uma vida, (como seres vivos que são - assim como eu e você) ter uma vida digna.




Um animal abandonado não é só um animal abandonado!
É uma vida, esperando pra dar o máximo de amor, alegria e companherismo a qualquer pessoa que queira.

Seja essa pessoa!

E seja, inegavelmente, feliz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário