Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de abril de 2015

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO ESTIMULAM O DESENVOLVIMENTO
INFANTIL
Especialista explica os principais beneficios: 

Presentear uma criança com um animal de estimação e relata os principais benefícios que eles podem proporcionar.

É cada vez mais comum a convivência entre crianças e bichinhos de estimação nos lares brasileiros.

Os mais solicitados acabam sendo os cães, gatos e pássaros, que de acordo com especialistas, são os mais indicados, pois permitem um contato físico e harmonioso. “Conviver com um cãozinho, por exemplo, significa ajudar na formação e no comportamento das crianças.

Elas aprendem que em troca do carinho, terão uma companhia gostosa para brincar. Além disso, ter que auxiliar na criação, limpar a sujeira e fiscalizar as vacinas faz com que elas se sintam tutoras dos bichinhos, contribuindo para a formação do senso de responsabilidade", afirma o psiquiatra José Raimundo Lippi.

De acordo com o especialista, as tarefas domésticas e as exigências do animal mostram à criança que outros seres vivos precisam desses elementos para sobreviver.

Estudos recentes revelam a importância da convivência com os animais, uma vez que ajuda no desenvolvimento da sociabilidade e da auto-estima das crianças. “A partir dos quatro anos a criança já pode ganhar um animal de estimação e assumir, junto com o adulto, algumas das responsabilidades”, acrescenta.

Lippi observa que crianças muito novas – abaixo dos quatro anos - ainda não sabem diferenciar o seu brinquedo de pelúcia do animal doméstico e podem pegá-lo de maneira desajeitada, machucá-lo, apertar demais, jogar para o alto ou mesmo agredi-lo para recriminar algo que o animalzinho tenha feito. Neste caso, os pais têm que estar sempre presentes, conversando com os filhos sobre como cuidar e lidar com o animal.

“As crianças acima dos cinco anos já podem assumir maiores responsabilidades. Sob a orientação de um adulto elas já conseguem levar o bichinho para passear, dar banho, comida, carinho e controlar as vacinas”, observa o especialista.


Para adotar um bicho de estimação os pais devem tomar alguns cuidados. “Deve-se optar pelos animais mais dóceis para conviver com crianças. Cabe aos pais acompanhar a relação entre o filho e o animal e ensinar os principais cuidados de higiene e convivência”, alerta.

Ter um animal de estimação com certeza vai ajudar o menino ou a menina a conviver também com outras pessoas.

O simples fato de assumir certos cuidados, dar carinho, medicá-lo quando necessário e dividir um pedaço de pão favorece o desenvolvimento pessoal, o vínculo afetivo e a relação com os mais diversos sentimentos, desde a alegria e a frustração até a morte. “É nesta relação entre a vida e a morte que o animal de estimação também tem um papel muito importante, pois a criança aprende a entender a vida, a importância da troca entre pessoas e a relação com a perda e a dor”, explica Lippi.




matéria por: saude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário